Tom Schaar, de 12 anos, é o primeiro a conseguir a manobra de 1080 graus no skate

Tom Schaar, de 12 anos, é o primeiro a conseguir a manobra de 1080° no skate

Adolescente americano quebrou um tabu histórico ao dar três voltas em uma megarrampa na Califórnia

FOX Sports

Tom Schaar, um garoto americano de 12 anos, conseguiu o que Tony Hawk tentou durante 10 longos anos. Quando a lenda do skate conseguiu o 900º (duas voltas e meia sobre a prancha), vibrou como uma criança. Já a “criança” Tom Schaar ultrapassou o gigante e foi o primeiro da história a fazer um 1080° (três voltas aéreas completas sobre o skate).

Antes da proeza, ocorrida na megarrampa construída em Tehachapi, na Califórnia, Tom Schaar já era conhecido como uma jovem promessa do mundo do skate. Sua lista de feitos é impressionante. Ele se tornou profissional aos 8 anos e é o mais jovem skatista a entrar para o clube dos atletas que dominam o 900°.

Para conseguir o feito, a rampa foi adaptada para Tom. O gap tinha 21 metros (70 pés) em vez de 18 metros (50 pés). A mudança foi necessária porque o garoto não conseguiria atingir a velocidade suficiente para conseguir os três giros. Outra adaptação foi cobrir o gap com madeira, como se fosse uma ponte, para Schaar conseguir controlar a manobra.  Com essas mudanças, ele quebrou a marca quando estava a 27 metros do chão.

Além de Tom e Tony Hawk, Bob Burnquist tinha conseguido o 900° em 2010. No ano seguinte, Mitchie Brusco também conseguiu o feito em São Paulo. Agora, Tom Schaar foi além do que todos eles fizeram.

Publicidade
Link copiado para a área de transferência!