Jesus “procura um Witsel” ?: veja um Arão x Cuellar que pode te ajudar a escolher um deles

FOXSports.com.br conversou com os talentos da casa para saber quais as opiniões sobre os dois nomes do Rubro-Negro

FOX Sports

Ambos jogadores têm 26 anos e são volantes. Os dois estão praticamente o mesmo tempo no Flamengo, cerca de 4 anos, mas um é querido pela torcida rubro-negra, o “cão de guarda” do time, enquanto o outro é criticado e questionado constantemente “tem que ser reserva”.

Um é quase unanimidade entre os especialistas de futebol no quesito melhor jogador, porém, o outro mesmo não sendo superior, é presença garantida na equipe titular dos comentaristas FOX Sports. Mas todos têm uma certeza: Willian Arão e Gustavo Cuéllar são bem diferentes.

Os números na temporada beneficiam o volante Arão, mas quando o assunto é matemática no futebol, eles dizem pouco. (ver números abaixo)

Assim como Abel Braga, o novo técnico Jorge Jesus optou por escalar Arão no time titular contra o Goiás, no retorno do Campeonato Brasileiro. E claro, o português foi criticado por boa parte da torcida do Flamengo que não aceita o jogador. Em sua última entrevista, antes do duelo de volta da Copa do Brasil contra o Athletico-PR, Arão falou sobre ser o “patinho bonito” do treinador do rubro-negro e o dono da posição mesmo que seja por pouco tempo.  “Pressão que eu tenho é de fazer o meu melhor a cada jogo, fazer o que o time espera. Tento fazer o meu. Sou humano. Nem sempre vou jogar bem, cumprir todas as funções, como todo mundo. Se eu estou jogando, teoricamente o lugar é meu”, afirmou.

Arsenal x Bayern, Manchester United x Internazionale e mais: a semana no FOX Sports

Em sua quarta temporada na equipe, Arão acumula 196 jogos e 22 gols marcados contra 161 e apenas dois tentos anotados por Cuéllar. O brasileiro tem uma ligeira vantagem sobre o colombiano e apoio do treinador na nova formatação tática proposta pelo português.

“Atuar como primeiro volante não é novidade para mim. Joguei a carreira toda assim, comecei assim. Novidade são alguns movimentos. Nós temos um entendimento diferente. Tentamos executar o que ele quer para nos ajustarmos como equipe. Ele pega forte com todo mundo, mas talvez tenha ficado mais evidente comigo. Ele traz coisas novas, um modo de ver diferente. Nós tentamos nos adaptar da melhor maneira possível. Ele fala bastante comigo”, comentou Arão.

Veja as últimas do Mercado da Bola e quem pode chegar ao seu time

E para tirar essa dúvida, convocamos alguns comentaristas do FOX Sports para opinarem sobre quem é o melhor volante para o Flamengo. Arão ou Cuéllar?

LEANDRO QUESADA

“Não há melhor ou pior. Eles têm características diferentes que podem se completar no meio-campo. Cuéllar protege mais a defesa; Arão chega com mais efetividade na área do time rival. Dentro do pensamento de Jesus, o volante brasileiro é mais participativo na hora de atacar, sendo mais útil no meio-campo do Flamengo.”

RODRIGO BUENO

“Cuéllar é melhor na marcação, possui mais características de primeiro volante. Arão tem mais presença ofensiva, pode ser enquadrado no que se chama hoje de box-to-box, circula mais de uma área a outra. Cuéllar atingiu mais projeção internacional e por isso tem mais prestígio, mesmo não sendo tão completo como Arão, que ainda tem boa estatura e é útil nas bolas paradas.”

MANO

Para o que o Flamengo precisa, acredito que o Cuéllar seja mais útil. É mais aplicado na marcação. Um time caracterizado pela ofensividade precisa ter um cão de guarda que dê respaldo ao setor defensivo.”

OSVALDO PASCOAL

“Os dois podem jogar juntos em jogos específicos a escolha de um ou de outro no meu modo de ver passa pela preferência do treinador. Um jogador que seja melhor em alguns fundamentos como estatura, bom cabeceio, boa finalização, joga o Arão. Se for mais saída de jogo por baixo e força na marcação joga o Cuellar. Como preferência pessoal vejo o Arão com mais atributos para o futebol de hoje do Flamengo. No momento Arão representa melhor o que pensa Mister Jorge. Daqui um mês a gente não sabe, afinal Gerson está aí para jogar. ”

FELIPPE FACINCANI

"O Cuéllar para mim é mais decisivo tecnicamente e taticamente em relação ao Willian Arão. É um jogador mais marcador e que dá mais equilíbrio defensivo e é melhor passador do que o Arão que é um jogador com tendência ofensiva muito maior, mas desprotege demais o setor defensivo e por isso que muito o que o Flamengo sofre defensivamente é pelo espaço e subidas do Willian Arão que não é um bom recompositor defensivo. É um cara que deixa, repito, muito aberto o corredor do meio campo. Então todo contra-ataque do adversário com Arão se torna mais perigoso em relação ao Cuéllar que é um cara mais equilibrado nessa marcação e tem melhor posicionamento. Então para mim, quem é mais completo, em relação aos dois, é o Cuéllar. Repito: não acho o Willian Arão um jogador desprezível, mas eu vejo como muito mais um meia, como mais um cara ofensivo, mais um cara para suporte da intermediária pra frente do que defensivamente falando. E como o Flamengo não tem uma peça defensiva do nível do Cuéllar eu acho ele melhor."

FÁBIO SORMANI

“São dois jogadores de muita qualidade, mas com características completamente diferentes. O Cuéllar é um jogador de marcação, que protege mais a zaga, tem um passe muito bom, como destacou o Jorge Jesus. Enquanto que o Arão é um jogador muito mais robusto do ponto de vista ofensivo. Quando você joga contra um Goiás, no Maracanã, com 60 mil pessoas e você tem que ganhar o jogo, porque é um campeonato de pontos corridos e em casa você não pode desperdiçar três pontos, joga com Arão. Não faz o menor sentido você colocar o Cuéllar. Ou Cuéllar e Arão. Então você opta pelo Arão. Quando você vai jogar, por exemplo, contra o Athletico-PR, em Curitiba, na Copa do Brasil, fora de casa contra um adversário difícil de ser batido no seu estádio, você vai com os dois. Então quem é melhor: o Arão ou o Cuéllar? Depende da situação. Se você vai jogar com um atleta com um time fraco como eu falei pode, mesmo fora de casa, você vai com o Arão. Ah, pode ir só com o Cuéllar? Não, eu entraria com o Arão, um jogador com muito mais qualidade ofensiva do que o Cuéllar. Mas os dois são muito importantes para o Flamengo.”

PVC

“Eu acho o Cuéllar mais jogador, mais pela marcação, pelo desarme, pela capacidade de proteção. Mas eu entendo que o Jesus está procurando um jogador com inteligência tática com capacidade de fazer o terceiro homem de defesa e de fazer o primeiro passe na saída. Um jogador de ter noção de cobertura para um time que vão ter laterais que vão subir simultaneamente o tempo inteiro. Então, a noção de espaço do Arão vai ser muito importante. O Cuéllar vai precisar dessa noção. O modelo de volante que o Jesus procura é o Witsel que foi jogador do Benfica, campeão português e vice-campeão da Liga Europa em 2014. O Witsel era mais alto, mas tinha exatamente essa noção tática de saber a hora de se infiltrar como terceiro zagueiro e de sair para construir o jogo. De finalizar de fora da área e de fazer a cobertura dos dois lados do campo. É esse modelo que ele está procurando. Eu acho o Cuéllar mais jogador, mas ele vai ter que evoluir do ponto de vista tático para ter tudo isso, se não vai perder espaço.”

JOSÉ EDUARDO SAVOIA

“Dois volantes com características diferentes, Cuéllar dá segurança defensiva. Arão tem uma saîda melhor, faz o jogo de área a área, Ao contrário do que pensa boa parte da torcida, prefiro o volante que oferece melhor opção ofensiva, no caso, Willian Arão. Me parece um estilo que se adapta melhor às preferências táticas de Jorge Jesus.”

DESEMPENHO EM 2019

WILLIAN ARÃO (26 ANOS):  3 ANOS E 6 MESES NO FLAMENGO

BRASILEIRÃO:     8 JOGOS, 2 ASSISTÊNCIAS, NENHUM GOL – 678 MINUTOS JOGADOS (1 CARTÃO AMARELO)

LIBERTADORES: 6 JOGOS, 2 ASSISTÊNCIAS, NENHUM GOL – 518 MINUTOS JOGADOS (1 CARTÃO AMARELO)

 

JOGOS: 195 / GOLS: 22 / EM 2019: 30 JOGOS / 03 GOLS

GUSTAVO CUÉLLAR (26 ANOS):  3 ANOS E 6 MESES NO FLAMENGO

BRASILEIRÃO:     5 JOGOS, 0 ASSISTÊNCIAS, NENHUM GOL – 388 MINUTOS JOGADOS

LIBERTADORES: 6 JOGOS, 0 ASSISTÊNCIAS, NENHUM GOL – 536 MINUTOS JOGADOS (2 CARTÕES AMARELOS)

JOGOS: 161 / GOLS: 02 / EM 2019: 24 JOGOS / 00 GOLS

Se inscreva no canal do FOX Sports Brasil no YouTube

Gringos elegem os cinco maiores do Brasil; veja o resultado

Crédito da foto: Alexandre Vidal - Flamengo

Publicidade
Link copiado para a área de transferência!
Publicidade