Grandes clubes europeus ameaçam boicotar novo Mundial de Clubes

Grandes clubes europeus ameaçam boicotar novo Mundial de Clubes

Carta assinada por 15 gigantes da Europa mostra uma negativa em relação ao novo modelo da competição a partir de 2021

Gazeta Press

A Fifa vota, nesta sexta-feira, pelo novo formato do Mundial de Clubes, que pode passar a ser disputado a cada quatro anos, a partir de 2021, com 24 times. Alguns grandes europeus, porém, se manifestaram totalmente contra a medida por meio de uma carta, dizendo que os membros da Associação de Clubes Europeus (ECA, na sigla em inglês) não disputarão o torneio caso as novas regras sejam aprovadas.

Botafogo no NBB, Bayern e Borussia na Bundesliga e mais: o fim de semana FOX Sports

O jornal alemão Süddeutsche Zeitung divulgou a carta em primeira mão, assinada por representantes de 15 dos maiores clubes da Europa, como Juventus, Real Madrid, PSG, Barcelona, Bayern de Munique, Manchester United, entre outros. Segundo o documento, os clubes são “frontalmente contra a aprovação de um novo Mundial de Clubes neste momento e confirma que nenhum membro da ECA vai disputar essa competição”.A carta ainda afirma que o calendário da Fifa já está montado até 2024, então seria impossível discutir as mudanças propostas antes disso.

Veja as últimas do Mercado da Bola e quem pode chegar ao seu time

Das 24 vagas deste possível novo formato, a Uefa (Europa) ficaria com oito, a Conmebol (América do Sul) com seis, a AFC (Ásia), CAF (África) e Concacaf (América do Norte, Central e Caribe) com três cada, além de uma restante para a OFC (Oceania). Em relação à fórmula de disputa, os times seriam divididos em oito grupos e apenas o cabeça de chave avançaria ao mata-mata.

FOX Sports leva torcedor pra ver jogo do PSG junto de PVC; veja como participar

Clique e assine o APP do FOX Sports

O Conselho da entidade, formado por seis integrantes representantes das seis confederações continentais, se reúne nesta sexta-feira, em Miami, nos Estados Unidos, para votar essa nova medida. Além dela, é possível que mais um passo seja dado para a aprovação de 48 seleções (em vez de 32) já na Copa do Catar, que acontecerá em 2022.

Se inscreva no canal do FOX Sports Brasil no YouTube

Leia também:

Benja: Palmeiras acerta venda de Luan Cândido ao RB Leipzig

Jornal: Zidane vê Neymar como 'sonho distante' e revela Plano A

Quartas da Europa League tem grande duelo e clássico espanhol

Crédito da foto: EFE

Publicidade
Link copiado para a área de transferência!
Publicidade