Clubes vão andar: Jogadora do Barcelona exalta Conmebol por exigir times femininos na Libertadores

'Clubes vão andar': Jogadora do Barcelona exalta Conmebol por exigir times femininos na Libertadores

Andressa Alves, camisa 10 do Barcelona, enxerga com bons olhos a regra da entidade Sul-Americana que obriga os clubes que disputarem seus campeonatos a terem uma equipe também de futebol feminino a partir de 2019

Luan Chelles

Mesmo com medalha olímpica, ouro em Pan-Americano e tendo Marta, a maior jogadora da história entre mulheres, o futebol feminino ainda busca o seu espaço. Se no mundo a evolução tem sido rápida, no Brasil, pelo menos, o esporte caminha a passos lentos na busca de apoio e de clubes que estejam dispostos a investir no talento de tantas mulheres espalhadas pelo país e até fora dele. Um exemplo disso é Andressa Alves, destaque da Seleção e que se tornou a primeira brasileira a atuar pelo Barcelona.

Final da Libertadores, Bundesliga, NBB e mais: a semana no FOX Sports

A meia-atacante do clube catalão falou com exclusividade à reportagem do FOXSports.com.br. Entre os vários assuntos abordados, Andressa celebrou a nova regra da Conmebol, que vai exigir a partir de 2019 que todos os clubes tenham equipes femininas para estarem nas disputas masculinas. A decisão segue o novo estatuto e regulamento de clubes da Confederação Sul-Americana de Futebol, publicado em 2016:

Veja as últimas do Mercado da Bola e quem pode chegar ao seu time

"A gente não queria que fosse dessa forma e sim que os clubes tivessem vontade de ter o futebol feminino. Sabemos como é difícil que queiram investir, porque muitas vezes não existe o retorno que o masculino tem, então acabam não querendo. O que a Conmebol fez foi muito importante. Muitas jogadoras vão ter a oportunidade de jogar", disse Andressa.

Saiba mais:

Corinthians negociou com badalado atacante

Flamengo e São Paulo procuraram Vanderlei

Flu define valor para vender Ayrton Lucas

Brilhando no Barça e tendo papel cada vez de mais destaque com a Amarelinha, a jogadora de 25 anos abriu o jogo sobre muitas questões em um papo com a reportagem do FOX Sports. Veja abaixo os outros tópicos da entrevista:

Confira a entrevista completa abaixo:

Incentivo dos clubes

"Na verdade, eu acho que nem precisa muito de incentivo. Só o simples fato de colocar que vai ter uma peneira, ou algum time vai ter futebol feminino, as próprias jogadoras vão começar a procurar os clubes para se inscrever, até mesmo na comissão técnica. O futebol feminino tem muitas jogadoras que estão paradas por falta de clube".

Cenário atual brasileiro

"Abaixo ainda da Europa, Estados Unidos e China, até pela falta de dinheiro, tanto no masculino quanto no feminino. Fica difícil de ter uma estrutura melhor, mas em compensação, Corinthians e Santos vêm dando total suporte para as jogadoras e acredito que com essa lei da Conmebol, outros clubes grandes como Palmeiras, Flamengo e São Paulo vão ter que investir bastante na questão da estrutura.

Daqui há três anos o futebol feminino vai estar muito mais forte, acho que vai ter mais dinheiro para investir. Assim, jogadoras como eu, Marta, Cristiane, Formiga e muitas outras que jogam fora do país não vão precisar sair para ir em busca de dinheiro, de uma vida melhor, sendo que no Brasil podemos receber o que ganhamos aqui fora".

Impacto da decisão da Conmebol

"Com certeza com esse passo da Conmebol vai fazer os clubes brasileiros 'andarem'. As jogadoras vão acreditar mais em seus sonhos, que podem jogar, que vão ter a oportunidade. Já se vem falando há muito tempo que a Conmebol ia fazer isso, mas não era concreto e agora que é obrigatório mesmo, as jogadoras podem começar a sonhar mais".

Mulheres na comissão técnica

"Eu acho muito importante ter mulher na comissão técnica. Tivemos a experiência da Emily (Lima, técnica do Santos), que foi importante, então com essa regra acredito que vamos ter mais mulheres na comissão técnica, tanto nos clubes quanto nas seleções", finalizou a meia-atacante.

Crédito da foto: Omar Martinez - MEXSport

*Supervisão de Vinicius Ribeiro e Fabio Xavier

Publicidade
Link copiado para a área de transferência!