Palmeiras é o primeiro campeão mundial de clubes, diz Joseph Blatter

"Palmeiras é o primeiro campeão mundial de clubes", diz Joseph Blatter

Ex-presidente da Fifa concedeu entrevista à Folha, na Rússia, e falou sobre a polêmica temática envolvendo um dos maiores clubes do País

FOX Sports

A discussão parece ser eterna. Afinal, o Palmeiras tem ou não tem Mundial de Clubes? Apesar das brincadeiras dos torcedores rivais e da luta do próprio clube em fazer a Copa Rio de 1951 ser considerada o primeiro campeonato mundial entre clubes, Joseph Blatter, ex-presidente da Fifa e afastado do cargo por ser acusado de corrupção, foi entrevistado pela Folha, na Rússia, e cravou que o Verdão é o primeiro campeão do Mundo.

Veja as últimas do Mercado da Bola e quem pode chegar ao seu time

“Disse hoje para todas as pessoas que me perguntam há três dias: o Palmeiras é o primeiro campeão mundial dos clubes. Eu posso dizer porque não sou mais presidente da Fifa. Para mim, é o Palmeiras”. Em março de 2017, o FOXSports.com.br teve acesso a um documento assinado por Jerome Valcke, ex-secretário geral da Fifa, em 2013, que chamava a Copa Rio de 1951 de ‘First Club World Cup’ (primeira Copa do Mundo de clubes, ou Mundial de Clubes). Clique aqui e confira a matéria completa. 

Porém, na época, a entidade disse que reconhecia como campeão do mundo apenas os times que ergueram o troféu a partir de 2000. A própria Fifa anunciou depois, em outubro do mesmo ano, que os campeões intercontinentais desde 1960 também seriam reconhecidos como campeões do mundo.

Saiba mais:

"Brasil não ganhará a Copa", diz penta

Scarpa receberá proposta em breve

Meia pode ser negociado pelo São Paulo

Recentemente, em junho deste ano, Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, disse ao FOX Sports que recebeu uma carta do Palmeiras pedindo a chancela do Mundial de 1951. Recebemos uma carta (do Palmeiras) e queremos entender o pedido. Não está em nossas mãos, é uma decisão que cabe à Fifa. Foi ela quem determinou considerar os campeões do (antigo) intercontinental em campeões do mundo”, disse.

No site oficial da entidade, o Palmeiras não aparece como campeão do Mundo. Mas, em julho de 2016, a Fifa parabenizou o Palmeiras em sua conta oficial no Instagram pelos 65 anos do título da Copa Rio de 1951. Na ocasião, a entidade disse que o Verdão foi o ‘primeiro campeão global’.

O FOX Sports transmite ao vivo todos os jogos da Copa do Mundo da Rússia. Para acompanhar todas as notícias do Brasil e das outras seleções, confira a página especial do FOXSports.com.br.

Crédito da foto: Palmeiras/Site oficial

Publicidade
Link copiado para a área de transferência!
Publicidade