Russa perde ouro olímpico no lançamento de martelo após doping

Russa perde ouro olímpico no lançamento de martelo após doping

Flagrada com a substância turinabol, anabolizante que aumenta a performance, Tatyana Lysenko teve a medalha conquistada nos Jogos de Londres 2012 cassada

Gazeta Press

Nesta terça-feira (11 de outubro), o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que a russa Tatyana Lysenko, campeão olímpica em Londres 2012 no lançamento de martelo, foi desqualificada e perdeu a medalha.

A reanálise do exame de Lysenko comprovou que a atleta fez uso de turinabol, um esteroide anabolizante que aumenta a performance. Assim, a russa perderá o ouro conquistando nos Jogos.

Saiba mais:

Irritação: Vilson e Marciel se desentendem em dividida durante treino do Corinthians

Sem craque! Podendo virar líder das Eliminatórias, Brasil encara Venezuela sem Neymar e com Tite ainda 100%

Titular? Flamengo conta com Muralha, mas desgaste de Guerrero pode fazer Damião pegar o Fluminense

Em abril, a atleta foi notificada que havia falhado no teste pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf), sendo suspensa.

Bicampeã mundial, Tatyana é mais uma esportista da Rússia que falha no exame anti-doping. Vale lembrar que o atletismo do país foi proibido de disputar o Rio 2016 após escândalos de uso de substâncias ilícitas.

Com a perda do ouro, quem assumirá a medalha é Anita Wlodarczyk, que havia ficado com a prata. A alemã Betty Heidler, anteriormente com o bronze, herdará o segundo lugar, e a chinesa Zhang Wenxiu, que nem sequer havia subido no pódio, ficará com o bronze.

Publicidade
Link copiado para a área de transferência!
Publicidade