Após o fim das 30 rodadas do Belga, entenda como funcionam os playoffs da liga

Formato é dividido em dois quadrangulares, um para disputa do título e outro para busca por uma única vaga na Europa League; apenas uma equipe é rebaixada

False
244358

A tarde deste domingo (13 de março) marcou o fim do segundo turno da Jupiler Pro League, e, portanto, os classificados para a disputa dos dois playoffs – de título e de classificação à Uefa Europa League -, além da equipe rebaixada à segunda divisão. Este formato da liga, porém, é pouco comum nos principais torneios da Europa e da América do Sul.

O primeiro quadrangular (ou playoffs) é disputado entre os seis primeiros colocados. O número de pontos conquistados durante a competição pelas equipes é diminuído pela metade, e, elas se enfrentam em turno e returno, totalizando mais dez rodadas. Quarto e quinto colocados deste quadrangular não garantem vaga a quaisquer campeonatos. O campeão (e primeiro colocado) tem vaga direta na fase de grupos da Uefa Champions League, enquanto o vice vai para a fase preliminar. O terceiro, por sua vez, vai à terceira fase de qualificação da Uefa Europa League. A equipe que terminar os playoffs do título na quarta posição irá enfrentar a campeã dos playoffs de classificação à Liga Europa.

Saiba mais:

Revelação: Gabriel se diz feliz por jogar sem dor: 'Estava tomando injeções'

Paga mais: Guangzhou aposta em salário de R$ 81 mi por ano para tirar Daniel Alves do Barcelona

Jornal: PSG planeja proposta dupla ao Chelsea por Hazard e Courtois

O segundo quadrangular, que vale vaga na Europa League, é composto pelos times colocados entre a sétima e a 14ª posição da tabela geral do Belga. Os dois clubes são divididos em dois grupos: o A (com 7º, 9º, 12º e 14º colocados) e o B (com 8º, 10º, 11º e 13º). As equipes se enfrentam em ida e volta, totalizando seis partidas. Ao fim deste quadrangular, primeiros colocados de A e B se enfrentam em duas finais. Por fim, o vencedor deste duelo enfrenta o quarto colocado dos playoffs do título, e, deste embate - disputado também em dois jogos, em casa e fora -, a equipe ganhadora se classifica à segunda fase de qualificação da Europa League.

Apenas duas equipes restam além das que integram os playoffs de título e classificação à Liga Europa. O 15º colocado permanece no campeonato, porém, sem se classificar a qualquer competição, e o 16º é rebaixado à segunda divisão belga.

Confira como ficou a classificação do Campeonato Belga:

Playoffs de título:

1º Club Brugge

2º Gent

3º Anderlecht

4º Oostende

5º Genk

6º Waregem

Playoffs de classificação à Europa League:

7º Standard Liège

8º Charleroi

9º Kortrijk

10º Mechelen

11º Lokeren

12º Waasland-Beveren

13º St. Truiden

14º Mouscron Peruwelz

15º Westerlo (não se classificará e não será rebaixado)

Rebaixados:

16º Leuven

Deixe seu comentário