Conmebol divulga ranking com Corinthians e Atletico MG entre os melhores

Corinthians e Atlético-MG são cabeças de chave da Libertadores

Conmebol divulgou ranking para o sorteio e Palmeiras e Grêmio ficaram no pote 2; São Paulo integrará pote 4 caso se classifique para fase de grupos

FOX Sports

Em comunicado oficial publicado nesta segunda-feira (21 de dezembro), a Confederação Sul-Americana de Futebol anunciou o Ranking Conmebol da Copa Bridgestone Libertadores, que determina o posicionamento dos clubes no sorteio que define os grupos e os confrontos da primeira fase da competição. Corinthians e Atlético-MG aparecem entre os cabeças de chave. O FOX Sports e o FOXPlay.com transmitem o sorteio nesta terça-feira, ao vivo, a partir das 21h.

Segundo a entidade sul-americana, o sistema de pontos para definição dos potes levou em conta três elementos: performance nas últimas dez edições da Libertadores, o histórico no torneio – entre 1960 e 2005 – e o número de títulos nacionais desde 2006.

Campeão do Brasileirão, o Corinthians é o melhor brasileiro colocado no ranking que estará próxima edição da Libertadores. Na nona posição, o Timão estará no pote 1 do sorteio, junto ao vice nacional Atlético-MG, 13º colocado do ranking. Dos outros três clubes do Brasil classificados ao torneio em 2016, Palmeiras (31º) e Grêmio (16º) figuram no pote 2, enquanto o São Paulo (11º), que ainda disputará a primeira fase, integrará o pote 4, caso se classifique. As possibilidades de oponentes do Tricolor Paulista, que decidirá em casa independentemente do rival, são o boliviano Oriente Petrolero, o argentino Huracán, o equatoriano Independiente del Valle, o peruano Cesar Vallejo, o uruguaio River Plate e o mexicano Puebla. 

De acordo com a Conmebol, a única possibilidade de confronto entre brasileiros dentro da mesma chave é com a classificação do São Paulo. Dessa forma, não haverá Corinthians x Palmeiras nem confronto entre algum desses clubes contra Atlético-MG ou Grêmio na fase de grupos.

Leia mais

Longe da Gávea: Paulinho não está nos planos do Flamengo para 2016, afirma Muricy

'Xerife' distante: Benfica exige R$ 30 milhões para liberar Luisão e Palmeiras recua

Reforço tricolor: Ataíde quer Lugano, Bauza dá aval e mira trio argentino para 2016

Dentre os classificados à próxima edição do torneio sul-americano, o líder do ranking, Boca Juniors, é seguido por River Plate (2º), Peñarol (3º), Nacional-URU (5º), Olimpia (7º) e San Lorenzo (14º), que completam os cabeças de chave do sorteio.

Confira os potes que definirão os grupos da Copa Bridgestone Libertadores de 2016:

Pote 1 (Cabeças de chave)

River Plate, Boca Juniors, Peñarol, Nacional-URU, Olimpia, Corinthians, Atlético-MG e San Lorenzo

Pote 2

Grêmio, Emelec, Cerro Porteño, Atlético Nacional, Bolívar, Colo-Colo, Palmeiras e The Strongest

Pote 3

LDU, Sporting Cristal, Deportivo Cali, Deportivo Táchira, Rosario Central, Melgar, Cobresal e Trujillanos

Pote 4

Pumas, Toluca e os vencedores dos confrontos da primeira fase

Publicidade
Link copiado para a área de transferência!