Relembre cinco jogos históricos entre Borussia Dortmund e Bayern de Munique

Relembre cinco jogos históricos entre Borussia e Bayern

Equipes fazem final da Champions League 2012/2013 neste sábado (25 de maio)

FOX Sports

Borussia Dortmund e Bayern de Munique se enfrentam, neste sábado (25 de maio), pela grande final da Champions League, o maior torneio interclubes do planeta bola. O duelo alemão, que acontece no Estádio de Wembley, na Inglaterra, reúne ingredientes de uma rivalidade já histórica entre as equipes comandadas pelos técnicos Jürgen Klopp e Jupp Heynckes. O FOXSports.com.br relembra cinco jogos históricos deste clássico germânico.

Borussia Dortmund 5 x 2 Bayern de Munique (12/05/2012)

A final da Copa da Alemanha reunia os dois melhores times alemães da temporada. Enquanto o Borussia havia conquistado o campeonato nacional, o time de Munique chegara à grande decisão da Champions League, contra o Chelsea – onde perderia o título dias depois. Com a rivalidade apimentada pelos últimos triunfos do time de Jürgen Klopp sobre os bávaros, o jogo tomou ares de guerra. E foi o Borussia que mais uma vez levou a melhor, aplicando uma histórica goleada por 5 a 2. Os gols aurinegros foram marcados por Shinji Kagawa, Mats Hummels e Robert Lewandowski (três vezes), enquanto Arjen Robben e Franck Ribéry fizeram os tentos de honra do Bayern.

Bayern de Munique 6 x 2 Borussia Dortmund (03/11/2000)

Na temporada 2000/2001, o Bayern de Munique, comandado por Ottmar Hitzfeld, venceu a Bundesliga. O caminho rumo ao título, porém, foi marcado por muito equilíbrio entre os times postulantes ao título, como o Schalke 04, o Borussia Dortmund e o Bayer Leverkusen. O Bayern, porém, demonstrou sua superioridade em um jogo símbolo contra o Borussia, no Estádio Olímpico de Munique, antiga casa dos bávaros, ao vencer por 6 a 2, com gols de Hasan Salihamidzic (duas vezes), Mehmet Scholl (duas vezes) e dos brasileiros Élber e Paulo Sérgio. O adversário, que fez seus gols com Heiko Herrlich e Otto Addo, contava com os brasileiros Evanilson e Dedê no elenco.

Borussia Dortmund 4 x 4 Bayern de Munique (20/05/1983)

Um dos maiores empates do duelo aconteceu na temporada 1982/1983, no Signal Iduna Park, pela 32ª rodada da Bundesliga. Já descartados da briga pelo título, as duas equipes promoveram um jogo de tirar o fôlego. O placar foi aberto pelos bávaros logo aos três minutos, com o artilheiro Dieter Hoeness. O Borussia correu atrás da desvantagem e empatou no fim do primeiro tempo, com o romeno Marcel Raducanu. Na segunda etapa, o jogo ganhou ingredientes especiais. Aos oito minutos, Udo Horsmann recolocou o Bayern em vantagem. 11 minutos depois, Raducanu mais uma vez empatou para os anfitriões. Aos 25, Klaus Augenthaler fez o terceiro dos bávaros. Nove minutos depois, aos 34, o artilheiro Manfred Burgsmüller empatou mais uma vez para os aurinegros. No minuto seguinte, o turco Erdal Keser, que havia saído do banco, virou o jogo para o Borussia Dortmund, tranquilizando o público presente no Signal Iduna Park. Porém, para Karl-Heinz Rummennige, a partida ainda não havia acabado. Dois minutos depois da virada dos anfitriões, o artilheiro alemão empatou o confronto mais uma vez e definiu o resultado final da partida.

Confira também: Os recordes das finais da Liga dos Campeões da Europa

Confira dez golaços do Barcelona contra o Espanyol

Vídeo inédito colorido da final da Copa de 1958 caiu na net

Bayern de Munique 11 x 1 Borussia Dortmund (26/03/1971)

A goleada de 11 a 1 do Bayern de Munique sobre o Borussia Dortmund é a maior da história do confronto entre as equipes. Os bávaros viviam um dos momentos mais sensacionais de todos os tempos do clube, contando com os talentos de Franz Beckenbauer, Gerd Müller, Uli Hoeness, Sepp Maier e Paul Breitner. O Borussia, por sua vez, passava por má fase, que, inclusive, culminou no seu rebaixamento para a segunda divisão na temporada 1971/1972. Os gols do Bayern na goleada foram marcados por Müller (quatro vezes), Hoeness (duas vezes), Franz Roth (duas vezes), Wilhelm Hoffmann, Beckenbauer e Breitner. Os aurinegros descontaram com Dieter Weinkauff.

Borussia Dortmund 1 x 0 Bayern de Munique (18/03/1998)

O primeiro confronto entre as equipes na história da Champions League aconteceu na temporada 1997/1998, nas quartas de final. No jogo de ida, em Munique, o Borussia Dortmund conseguiu segurar o empate em 0 a 0 e levou a decisão para o Signal Iduna Park. No tempo normal, um novo 0 a 0 persistiu, forçando a prorrogação. Os aurinegros eram os atuais campeões do torneio continental e queriam tentar faturar mais um título. Com gol do suíço Stéphane Chapuisat, aos quatro minutos do segundo tempo da prorrogação, o time comandado pelo técnico italiano Nevio Scala conseguiu avançar para as semifinais – onde, posteriormente, seria eliminado pelo futuro campeão Real Madrid.

Publicidade
Link copiado para a área de transferência!