Biblioteca do esporte: À sombra das chuteiras imortais

Nesta seção, FOXSports.com.br indica os melhores livros de esporte

93513
False

 Para estrear a seção Biblioteca do Esporte, na qual o FOXSports.com.br indicará os melhores livros sobre o tema, o homem que mudou o jornalismo esportivo: Nelson Rodrigues.

                 Dizem que o escritor não enxergava bem. Quando assistia a jogos no Maracanã, onde o público ficava a uma certa distância do campo, ele teria alguém sempre a cochichar os lances da partida. Mas a Nelson Rodrigues, que manteve uma coluna sobre futebol durante décadas, não interessavam os aspectos técnicos de partida nenhuma - o campo era palco de dramas e paixões humanas. "Em futebol, o pior cego é o que só vê a bola. A mais sórdida pelada é de uma complexidade shakespeariana", diz uma de suas frases célebres. 

Veja também: Possíveis contratações do Bayern com a chegada de Pep Guardiola

Veja os gols de Messi no Campeonato Espanhol até agora

Apenas de toalha, Balotelli visita vestiário da Seleção Brasileira

               O livro "À sombra das chuteiras imortais" (Ed. Cia das Letras), organizado por Ruy Castro, reúne parte das crônicas esportivas de Nelson Rodrigues, desde a Copa do Mundo de 1950 até o tricampeonato no México, em 1970. Homem do teatro, a dramaticidade de seus textos de jornal lembram cenas de suas peças. Nas crônicas, Nelson Rodrigues descreve de forma épica desde um tapa na cara de um juiz ("o mais importante de todos os atos humanos"), o velório de um velho jogador, a gargalhada do massagista Mario Américo, capaz de mudar o resultado de um jogo, ou então uma simples partida do Flamengo x Canto do Rio.

Deixe seu comentário