Blog do Simon: Está faltando fair play

Jogo limpo é um atributo para ser exercido não apenas dentro, mas também fora das quatro linhas

427716
False

A queda de quatro técnicos de clubes da séria A do Campeonato Brasileiro em 24 horas acendeu um sinal de alerta no futebol brasileiro. Independente de questões de desempenho profissional, o que chama a atenção é a forma como aconteceram os desligamentos de Rogério Ceni (Cruzeiro), Cuca (São Paulo), Oswaldo de Oliveira (Fluminense) e Zé Ricardo (Fortaleza), ocorridos dias atrás.

É certo que para os treinadores a estabilidade no emprego depende fundamentalmente dos resultados obtidos por suas equipes. Como observou Pep Guardiola, um dos melhores técnicos do futebol mundial, atualmente no Manchester City. “Todos os treinadores precisam de tempo. Mas creio que é uma luta impossível de ganhar. Se vencer, você segure para ser entrevistado. Acontece em todo lugar, só nos resta vencer as partidas”.

Veja as últimas do Mercado da Bola e quem pode chegar ao seu time

Gringos elegem os cinco maiores do Brasil; veja o resultado

No entanto, o que se percebe nos casos recentes ocorridos no futebol brasileiro, à exceção de Zé Ricardo, é a influência dos atletas nas demissões. É inconcebível que profissionais que se pretendem no mesmo alto nível do futebol europeu atuem de maneira eticamente reprovável com o objetivo de provocar a demissão de um treinador.

Carlos Alberto toma uma guilhotina em aula de MMA com equipe do FOX Fight Club

Fair play, jogo limpo, é um atributo para ser exercido não apenas dentro, mas também fora das quatro linhas. Se técnicos, árbitros, jogadores e dirigentes pensarem unicamente nos seus interesses, desconsiderando os códigos de conduta que têm a lealdade como um dos princípios regem as relações das atividades humanas (não apenas no universo esportivo), o futebol pentacampeão do mundo vai se parecer cada vez mais com o fim da várzea. Pelo bem do nosso futebol, a bagunça não pode prosperar.

(Crédito da imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro)

Deixe seu comentário