Uma categoria em crescimento com personalidade

Narrador dos canais FOX Sports, Téo José inaugura o blog 'A Casa da Velocidade' a todo vapor, com um dos temas que mais movimentam os fãs do automobilismo nos últimos tempos: a Formula E

353174
False

Por Téo José

A Formula E está vivendo sua quarta temporada, uma categoria criada para ser novidade em tudo. Começando com um carro elétrico. Olho no futuro, deixando para trás, toda uma filosofia e tradição do automobilismo mundial. Não é apenas no que move seus carros que a Formula E se distingue. A filosofia é toda nova. Além do politicamente correto, busca-se a igualdade para a competição e não apenas de boca para fora, mas sim na prática. Apenas dois jogos de pneus são utilizados por fim de semana. Qualquer evolução ou mudança no carro, depois do início da temporada, precisa ser justificada e aprovada pela direção técnica da categoria. Testes são realizados praticamente quando algo novo é colocado no regulamento técnico, como por exemplo o novo carro que estreia na temporada cinco.

No mundo da velocidade tem uma frase antiga: “Quanto você quer ser rápido? Quanto de dinheiro você tem para isto?”. Pois é, na Formula E não é uma verdade absoluta, porque se trabalha o tempo todo em ter um orçamento mais magro, tanto que os times não podem ter suas áreas VIPs exclusivas, todos os convidados ficam juntos em um espaço organizado pela própria Formula E, com cardápio único. Na mesma linha, hoje estão proibidos os belos motorhomes das equipes, seja para pilotos ou convidados. A direção acredita que se fossem liberados, ou áreas com o mesmo objetivo, poderia ter um acréscimo no orçamento dos times e sem fim. O dinheiro extra é para ser revertido em desenvolvimento geral de tecnologia limpa, na mesma linha do carro elétrico utilizado.

Estive conhecendo de perto a Formula E na etapa de Punta Del Este, meus olhos viram um respeito muito grande com o público também. Apesar das atividades de pista serem apenas em um dia, na maior parte das provas, existe um envolvimento maior com a cidade e consequentemente com os torcedores e a filosofia de aproximação de pilotos com os fãs é praticada o tempo todo.

A Formula E está no caminho, que é longo, com subidas, descidas, curvas fechadas, espero que não pegue atalho ou algo que posso interferir no que estamos vendo, porque o prêmio será uma categoria popular e de muito sucesso.

Neste sábado a Fórmula E corre pela primeira vez nas ruas de Roma, você vê tudo no FOX Sports 2, a casa da velocidade, a partir das 10h00.

(Crédito da imagem: Reprodução/Twitter Formula E)

Deixe seu comentário