Fabio Azevedo: os favoritos ao título e às vagas para a Libertadores no Brasileirão

Os times campeões estaduais entram mais confiantes, os torcedores se empolgam, mas tem clube que ficou para trás nas disputas dos regionais

352580
False

Vai começar o Campeonato Brasileiro, a competição mais equilibrada do nosso país. Com ela, as apostas e os medos. Os times campeões entram mais confiantes, os torcedores se empolgam, mas tem clube que ficou para trás nas disputas estaduais. Hora de mergulhar no cenário nacional e tentar enxergar o horizonte.

O Corinthians, atual campeão brasileiro e bicampeão paulista, entra forte por alguns fatores, que não são só as conquistas. Mas o fato de ter o técnico que conhece muito bem o seu elenco, uma torcida que faz a diferença e um elenco que se entrega o tempo todo. Não dá para não apontar o Timão como um dos favoritos no Brasileirão.

Botafogo e Galo na Sul-Americana, Arsenal na Europa League e mais: a programação do FOX Sports 

Grêmio e Cruzeiro entram com muita força também na luta pelo título nacional. Os gaúchos têm um elenco sem grandes estrelas, exceção para o Luan, mas o Renato Gaúcho vive uma fase espetacular, daquelas em que tudo dá certo para ele e seus comandados. Jogadores que estavam em baixa crescem com o chimarrão gremista.

Veja as últimas do Mercado da Bola e quem pode chegar ao seu time 

Vejo o elenco do Cruzeiro muito equilibrado e com peças de reposição de qualidade. No banco, o técnico Mano Menezes é um profundo conhecedor das possibilidades e o time celeste vem forte para a disputa do Brasileirão, mesmo tendo perdido o atacante Fred.

E quem ficou com o vice-campeonato ou nem chegou à final do respectivo Estadual? São análises separadas, mas que precisam ser olhadas com cuidado porque o Campeonato Brasileiro é uma competição longa e que a exigência por um elenco de qualidade é fundamental. Casos raros indicam que um bom time mais duas ou três peças podem fazer a equipe ser campeã.

Os milionários Palmeiras e Flamengo vivem situações bem distintas. Os paulistas têm um técnico desde o início do ano, um elenco mais novo e peças decisivas. Enquanto isso, os cariocas não conseguem engrenar, fazer o time virar um time competitivo e com falhas na montagem.

Claro que este cenário teórico pode mudar na prática, mas o laboratório, chamado Estadual, serviu para reprovar alguns e aprovar outros. No Brasileirão, cada rodada tem o mesmo peso e não serve de desculpa. Por isso, é bom gigantes milionários entenderem o que de fato aconteceu até agora para não ficar pelo caminho.

Alguns vão entrar para disputar, com poucas chances de conquistas. Mesmo assim, não despreze a força de uma história e da torcida. De qualquer forma, vou propor uma brincadeira. Um quadro com possibilidades de campeão, Libertadores e Sul-Americana (confira acima). Vou deixar rebaixamento para um post mais pra frente porque vai depender da janela de transferências e da volta do campeonato pós-Copa do Mundo.

Saiba mais:

Sheik chama Galiotte de "doente mental"

PVC explica negociação Flamengo-Renato

Zeca perto de ser negociado pelo Santos

Crédito da foto: Arte FOX Sports

Deixe seu comentário