Rodrigo Bueno: Cristiano Ronaldo é o melhor jogador europeu da história

Cruyff, Beckenbauer, Zidane, Platini, Van Basten e muitos outros já ficam atrás do português do Real Madrid

352002
False

Quem é o melhor jogador europeu de todos os tempos? Essa pergunta nunca foi muito bem respondida no século passado, embora muita gente entenda que o genial holandês Johan Cruyff seja mesmo essa figura pelo conjunto da obra. Beckenbauer, Zidane, Platini, Van Basten, Puskas, Bobby Charlton, Stanley Matthews, Gerd Müller, Matthäus, George Best, Giuseppe Meazza, Gianni Rivera, Sindelar, Fritz Walter, Gullit, Baresi, Kubala, Kevin Keegan, Kocsis, Bican, Rummenigge, Maldini, Baggio...

Arsenal, rivais do Flamengo na Libertadores e mais: a programação do FOX Sports

Nenhum desses nomes acima coleciona tantos prêmios individuais quanto Cristiano Ronaldo. Melhor do mundo em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017, o português já é colocado como o melhor jogador da história de seu país, superando o lendário Eusébio, que na verdade é africano (nasceu em Moçambique). Muitas discussões, inclusive no Brasil, já deixam o CR7 como o melhor Ronaldo da história, por suas conquistas individuais e sua regularidade no topo do futebol mundial. Portugal nunca é vista como uma seleção favorita para ganhar uma Copa do Mundo, assim Cristiano Ronaldo será perdoado facilmente caso falte esse nobre troféu em seu currículo (Ronaldo e Ronaldinho têm a taça mais cobiçada do mundo com o Brasil). 

Zidane figura muitas vezes em listas de Top 10 do futebol mundial em todos os tempos. Hoje ele é técnico de Cristiano Ronaldo e não cansa de exaltar o gajo e sua importância atual e histórica. Zizou, que já anotou gol fantástico em final de Champions, até brincou com o espetacular gol de CR7 em cima de Buffon, mas a verdade é que ele ficou embascado, como todos os amantes do futebol e do esporte, com a obra-prima feita em Turim. Se Zidane está se colocando atrás de Cristiano Ronaldo, quem poderá dizer o contrário? Zidane pode ser mais elegante e talentoso que CR7, mas foi superado em honrarias pelo seu atleta. Durante quase toda a sua carreira, o português mediu forças e rivalizou de igual para igual com o Messi, o que o deixa de fato no topo do futebol mundial (já merece vaga o Top 10, talvez desbancando Zidane), porém o tema aqui é europeu. Esqueça Pelé, Maradona, Messi e até Di Stéfano (argentino que ganhou nacionalidade espanhola e que pode ser considerado legalmente um “europeu”). Cristiano Ronaldo é o melhor jogador europeu de todos os tempos? Van Basten postou em seu Instagram imagens de suas duas bicicletas mais famosas ao dar os parabéns a CR7 pela pintura de terça-feira. Cruyff, um símbolo do Barcelona, certamente aplaudiria de pé Cristiano Ronaldo, assim como o craque do Carrossel Holandês já foi ovacionado no Santiago Bernabéu numa de suas apresentações de gala. Cruyff foi mais revolucionário e completo que CR7, sua marca no futebol vai além dos gramados, pois foi um treinador muito bem-sucedido e um dos maiores filósofos da bola. Mas, pegando os números como jogador, o português o supera com sobras já.

Veja as últimas do Mercado da Bola e quem pode chegar ao seu time

Cruyff fez pouco mais de 400 gols em jogos oficiais na sua carreira e, por mais que ele fosse símbolo de jogador total, ele era sim um atacante. Cristiano Ronaldo tem cerca de 650 gols em jogos oficiais na carreira, que ainda parece longe do fim. O português foi campeão europeu com sua seleção, Cruyff não conseguiu dar um título de expressão para a Holanda. CR7 ganhou cinco Bolas de Ouro contando com a era em que a Fifa abraçou o tradicional prêmio europeu. Cruyff teve seu reinado europeu por menos tempo, ganhou três Bolas de Ouro entre 1971 e 1974. Como atleta, a comparação ainda fica curiosa ao perceber que o holandês era um fumante voraz e o português é referência e exemplo em cuidar do seu próprio corpo.

Quem me conhece um pouco, sabe o quanto eu amo o futebol holandês. Admitir que Cristiano Ronaldo é melhor que Van Basten já é algo um tanto quanto doloroso para mim, mas a verdade é que CR7 já deixou, como jogador de futebol, até o genial Cruyff para trás. Estamos vendo em ação o maior jogador europeu de todos os tempos. Podem atirar pedras em mim e nele. Estamos já bastante acostumados com isso.

Saiba mais:

Jornal: Fla fala sobre contrato com Renato

Real não quer pagar salário pedido por CR7

Juventus quer Cavani e Griezmann, diz jornal

Crédito da imagem: EFE

Deixe seu comentário