Fabio Azevedo: Campeonato Brasileiro não tem nenhum craque

Ídolos têm espalhados, mas aqueles que resolvem um campeonato ou um jogo decisivo estão em falta pelos gramados locais

327662
False

A discussão começou no programa Expediente Futebol, em enquete proposta pelo apresentador João Guilherme, e resolvi aprofundar o tema por aqui: “Tem craque na Série A do Campeonato Brasileiro?”. O debate ficou acalorado, ganhou as redes sociais e cada um apresentou uma tese para defender o “seu craque”. No Expediente, todos apontaram que não há craques no futebol brasileiro. E você?

Real, Juve e Bayern no FOX Sports  

Desenvolvo um pouco mais o meu pensamento sobre o artigo em extinção nos gramados tupiniquins. Craque é uma palavra pesada, forte, daquelas que merecem atenção quando usadas e que não podem ser banalizadas. Não existe meio craque. Ou é craque, ou não é. Vou apontar os que vi jogar para ilustrar o debate.

Zico, Maradona, Zidane, Messi, Cristiano Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Romário são craques, jogadores capazes de resolver partidas (no plural mesmo) e campeonatos. Por isso, não posso colocar em uma mesma prateleira jogadores que são excelentes, mas não conseguem ter a excelência por toda uma competição.

Hoje, o futebol brasileiro tem grandes jogadores, como Diego, Robinho, Fred, Diego Souza, Dudu e alguns outros, mas craques? Não consigo enxergar alguém com a capacidade da lista acima. Se apontar Diego como craque, por exemplo e não é nada pessoal, apenas ilustrativo, ele estará no patamar de Zico, Zidane e outros. 

A banalização do termo craque se deve pela necessidade de vender o produto futebol. Jogadores medianos são elevados a grandes jogadores, que são superestimados e se tornam craques. Logo, o torcedor passa a ter um novo conceito. 

Os mais novos olham para trás com desdém e acham que os craques nasceram agora, sob seus olhares e bênçãos, como se os monstros do futebol nunca tivessem existido. Por isso, deixo minhas listas dos grandes craques que vi e que não vi jogar, mas que a história consagrou. Vou me reservar aos jogadores brasileiros. 

Top 10

1) Pelé

2) Garrincha

3) Rivelino

4) Zico

5) Gerson

6) Romário

7) Ronaldinho Gaúcho

8) Rivaldo

9) Ronaldo Fenômeno

10) Reinaldo

Leia também:

Lincoln é comparado a Adriano Imperador

Jornal: Özil trocará Arsenal por rival inglês

Real apalavrado com meia do Palmeiras

Crédito da foto: Gilvan Souza/Flamengo

Deixe seu comentário