Nadine: como funciona suspensão automática por cartões no futebol

Comentarista de arbitragem dos canais FOX Sports traz os esclarecimento sobre o tema, que ainda rende muitas dúvidas aos torcedores

325157
Compartilhar vídeo
Inserir vídeo
Tamanho do vídeo

Dois cartões amarelos, um vermelho...quantos jogos de suspensão um jogador precisa cumprir dependendo da punição que teve do árbitro? Perguntas que muitos torcedores fazem para entender o que pode ocorrer de acordo com o número de cartões recebidos.

O fato é que todas as competições de futebol profissional possuem a regra de suspensão automática por cartões, o que muda de uma competição para a outra é o número de cartões amarelos, e isso depende do regulamento específico de cada competição.

Veja a programação do FOX Sports

As competições da Fifa têm um rigor maior e, ao contrário da maioria das outras, dois cartões amarelos agregados já deixam um jogador suspenso.

Exemplos de diferença:

Brasileirão (três amarelos suspendem por um jogo)

Copa do Brasil (três amarelos suspendem por um jogo)

Libertadores (três amarelos suspendem por um jogo)

Sul-americana (três amarelos suspendem por um jogo)

Copa do Mundo (dois amarelos suspendem por um jogo)

Saiba mais:

Edmundo dá 'dica' para Cuca

Robben detona Ancelotti

Milan preocupado com brasileiro

Eliminatórias: Mundial

No caso das eliminatórias para a Copa do Mundo, caso um  jogador for expulso na ultima partida das eliminatórias estará automaticamente fora do primeiro jogo da Copa, se sua seleção estiver classificada, obviamente, já em relação aos cartões amarelos serão zerados.

Dois tipos de cartão vermelho

É preciso entender que o Código Disciplinar da Fifa determina que existem dois tipos de cartão vermelho: o direto e o indireto (que é a soma de dois cartões amarelos). Esta diferença, que precisa ser especificada na súmula da partida pelo árbitro quando a punição é aplicada, define a regra de suspensão.

Suspensão automática por um jogo

Se o jogador carrega um cartão amarelo de jogos anteriores, ele está pendurado - ou seja, estará suspenso se receber mais um cartão amarelo. Se, nesta partida, ele receber dois amarelos (o segundo,

forçando a expulsão indireta), estará suspenso por apenas um jogo. No entanto, seu cartão anterior é mantido e ele segue pendurado para quando voltar.

Suspensão automática por dois jogos

Se o jogador está pendurado e recebe um amarelo, está suspenso por uma partida. Caso ele receba um cartão vermelho direto no mesmo jogo, a suspensão passa para dois jogos.

Deixe seu comentário