Nadine Bastos: Veja como a tecnologia já é usada no futebol

Confira a análise completa da comentarista do FOXSports.com.br

317017
False

Quando é usado e como funciona?

O VAR (sigla em inglês de video assistant referee ou árbitro assistente de vídeo) é composto por um conjunto de câmeras que transmitem as imagens para uma sala isolada do campo, onde assistentes de vídeo podem rever as jogadas. Existem apenas quatro tipos de lances que podem ser revistos. Esta assistência pode ocorrer a pedido do árbitro (em caso de dúvidas em uma das jogadas que podem ser revistas), ou caso os assistentes observem um lance duvidoso e comuniquem ao árbitro da partida através do fone de ouvido.

Nesse momento, os assistentes de vídeo reproduzem as imagens em seus monitores e transmitem suas conclusões ao árbitro. É este último que toma a decisão final. Pode fazê-lo depois de também consultar as imagens em um monitor localizado na lateral ou confiar exclusivamente no critério dos assistentes.

Estes são os tipos de jogada que podem ser revistas pelo VAR

Gols:

Uma das funções do VAR é ajudar o árbitro a determinar se houve alguma infração que impeça de validar o gol. Inicialmente, pensava-se que o VAR não poderia corrigir o impedimento, porque este não é mencionado nas quatro situações (gols, pênaltis, cartões vermelhos e erros de identidade), mas, na verdade, o sistema está habilitado para reverter qualquer ação que possa ter influenciado um gol.

Flamengo, Palmeiras e mais essa semana no FOX Sports

Pênaltis:

Os assistentes de vídeo asseguram que a decisão correta seja tomada ao se marcar (ou não) um pênalti.

Cartões vermelhos

Também colaboram para garantir que um jogador receba a merecida punição em caso de dúvida sobre a seriedade de uma falta ou infração.

Erro de identidade de jogadores

Em alguns lances com a participação de muitos jogadores, o árbitro não sabe quem fez a falta ou não vê o que acontece. Os assistentes de vídeo podem ajudá-lo a determinar quem cometeu a falta para não para advertir ou expulsar o jogador errado.

Saiba mais:

Ex-Fla acerta com a Inter

Coutinho quase acertado

Rueda muito perto do Fla

Deixe seu comentário