Fábio Azevedo: Flamengo x Vasco: times de 87 venciam atuais Real Madrid, Barcelona e Bayern

Esquadrões comandados por Zico e Roberto Dinamite não tinham o mesmo dinheiro dos poderosos europeus, mas o futebol era igual ou melhor. Clássico dos Milhões acontece neste sábado (8), em São Januário

312229
False

Entrando no túnel do tempo e mergulhando em 1987, encontro duas seleções, dois esquadrões brasileiros que vestiam as camisas do Vasco e Flamengo. O Clássico dos Milhões bem que poderia ser chamado do Clássico dos Craques. A qualidade daquelas equipes faria frente, de igual pra igual e sem favorito, aos gigantes de hoje em dia. 

Barcelona, Real Madrid e Bayern de Munique, por exemplo, têm uma diferença para aqueles elencos de 87: dinheiro. Fora isso, a qualidade dos times era semelhante ou até melhor. Basta olhar as escalações e fazer um quem é quem. Na década de 80, o nosso mercado não era exportador e a matéria prima, de primeira, ficava no futebol brasileiro. 

Alguns saíam, mas voltavam logo. O mercado europeu não tinha a mesma abertura de contratações e limite para estrangeiros que tem hoje. Quem não teve a chance de ver de perto, vale pesquisar a história para não comparar errado. Até porque, a história do futebol não começou no século XXI com Neymar, Messi, CR7 e cia. 

Saiba mais:

D. Alves em "adversário" do Barça

Joia argetina na mira de brasileiro

Galo está em débito por Elias

O corte no ano de 1987 foi proposital para comparar duas seleções que jogavam no Brasil e que fizeram história. Leia as escalações (time-base) e monte a sua seleção com os cinco times. A minha seleção ficou assim: Neuer; Lahm, Leandro, Sergio Ramos e Mazinho; Kroos, Iniesta e Zico; Messi, Romário e Cristiano Ronaldo. Boa diversão!

Vasco – Acácio; Paulo Roberto, Donato, Fernando e Mazinho; Dunga, Geovani e Tita; Mauricinho, Roberto Dinamite e Romário. 

Flamengo – Zé Carlos; Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade. Aílton, Zico e Zinho; Renato Gaúcho e Bebeto.

Barcelona – Ter Stegen; Sergi Roberto, Umtiti, Piqué e Jordi Alba; Busquets, Rakitic e Iniesta; Messi, Suárez e Neymar.

Real – Keylor Navas; Danilo, Sérgio Ramos, Varane e Marcelo; Casemiro, Kroos, Modric e Isco; Cristiano Ronaldo e Benzema.

Bayern – Neuer; Lahm, Jérôme Boateng, Alaba e Bernat; Vidal, Xabi Alonso e Müller; Ribéry, Lewandowski e Robben. 

Deixe seu comentário