Há 64 anos Torino perdeu 18 jogadores em desastre aéreo

Clube grená sofreu com uma das maiores tragédias com agremiações esportivas da história

False
99659

O Torino se envolveu em um trágico desastre aéreo em 4 de maio de 1949, que matou os 30 ocupantes da aeronave Fiat G.212, sendo 18 deles jogadores da equipe, que voltavam de um amistoso em Lisboa, contra o Benfica. O avião em um forte nevoeiro chocou-se com a fachada da Basílica de Superga, próxima a Turim, em uma tentativa de manobra de aproximação.

Na época o Torino era o líder do Campeonato Italiano, com 4 pontos de vantagem para o segundo colocado. A equipe buscava o quinto título nacional seguido, após as conquistas de 1943, 1946, 1947 e 1948; em 1944 e 1945 o campeonato não foi realizado devido a Segunda Guerra Mundial.

Faltando quatro rodadas para o fim da edição de 1949, a Liga Italiana então decidiu declarar o Torino campeão daquele ano. Após o funeral que levou 500 mil pessoas, dirigentes da agremiação decidiram que o clube só poderia ser campeão em campo.

Com a decisão tomada, no dia 15 de maio de 1949, a equipe juvenil do Torino enfrentou o Genova e venceu por 4 a 0. Depois no dia 29, vitória sobre o Palermo por 3 a 0.  Na rodada 37, jogando fora de casa, contra a Sampadoria, outro resultado positivo, dessa vez por 3 a 2. O último jogo no Stadio Comunale, em uma partida emocionante, o Torino saiu de campo campeão vencendo por 2 a 0 a Fiorentina. Em um grande gesto de respeito, os quatro adversários também escalaram juvenis.

Após o acidente o clube só voltou a ser campeão na temporada 1975-76 e viu o seu maior rival, a Juventus torna-se umas das grandes equipes do futebol mundial.

Confira mais: Liverpool lança novo uniforme

Rooney é o jogador mais rico da Inglaterra

Chuteira que o Ronaldo usou em 1998 é relançada

Um ano após o ocorrido, o Corinthians que havia vencido o Torino por 2 a 1 em amistoso no ano de 1948, jogou contra a Portuguesa com um uniforme grená em homenagem a equipe italiana. O Timão acabou vencendo por 2 a 0, gols de Baltazar e Colombo.

Lista de jogadores do Torino que morreram no desastre:

Aldo Ballarin

Danilo Martelli

Dino Ballarin

Eusebio Castigliano

Ezio Loik

Franco Ossola

Giuseppe Grezar

Guglielmo Gabetto

Julius Schubert

Mario Rigamonti

Milo Bongiorni

Piero Operto

Romeo Menti

Rubens Fadini

Ruggero Grava

Virgilio Maroso

Valerio Bacigalupo

Valentino Mazzola

Deixe seu comentário